Acessos: 691904
Álvaro Santi - Músico - Escritor - Porto Alegre/RS

Notícias

Feira do Livro define patrono e homenageado
07/07/2023 / Alvaro Santi

 

 

Feira do Livro define patrono e homenageado

Programação do evento será lançada na terça-feira, 11. Na 17ª edição da iniciativa, o patrono é Álvaro Santi e a escritora homenageada é Rosane Cardoso

 

Por 

Feira do Livro define patrono e homenageado
No ano passado, feira reuniu mais de 20 mil visitantes na Praça da Matriz (Arquivo A Hora)
LAJEADO

Com o tema “Literatura é música para os olhos”, a 17ª Feira do Livro de Lajeado já tem data marcada. Em uma parceria entre Sesc Lajeado, governo municipal, Univates, Alivat e Colégio Estadual Castelo Branco, o evento leva arte, educação e cultura para a Praça Marechal Deodoro, nos dias 16 a 20 de agosto.

A programação do evento será lançada na terça-feira, 11, às 9h, no Teatro do Sesc. Neste ano, o patrono é o escritor Álvaro Santi e a escritora Rosane Cardoso é a homenageada. De acordo com o secretário de cultura, esporte e lazer, Carlos Reckziegel, o público pode esperar uma programação cultural e literária diversa, para todas as idades.

“Teremos debates literários, oficinas, contação de histórias, espetáculos teatrais, shows artísticos, espaço para escritores e mostra pedagógica das escolas municipais”, afirma. Além disso, a feira conta com banca de livros, artesanato, exposições e espaço de alimentação.

Como novidade para este ano, está a ampliação da estrutura, a fim de melhorar a distribuição dos ambientes e a circulação dos visitantes. Reckziegel ainda destaca que na edição de 2022, cerca de 20 mil pessoas visitaram a praça durante o evento.

O patrono

Natural de Lajeado, Álvaro Santi, 59, é poeta e músico, também conhecido por compor a letra e melodia do hino de Lajeado, em 1996. Morador de Porto Alegre há 40 anos, atuou na Secretaria de Cultura entre 1996 e 2022, além de ainda participar do Conselho Municipal de Cultura.
Ele diz ter recebido o convite para ser patrono com surpresa. “Tenho ligação com a cidade e é uma honra para todo escritor receber um convite como este”, afirma.

Com a infância pelas ruas de Lajeado, Santi conta que o gosto pela leitura surgiu quando criança, ainda morando na cidade. “No tempo do colégio, me tornei um leitor e lia muito romance. Também destaco a biblioteca do Sesi, que era onde eu retirava os livros”, recorda.

Depois disso, no Ensino Médio, ganhou um concurso de poemas da Universidade de Ijuí, que serviu de estímulo para continuar a escrever. Apesar de preferir o gênero da ficção, a música popular brasileira também tem influência em suas criações.

Na carreira, coleciona livros de poesias e outros gêneros. A mais nova obra será lançada durante a Feira do Livro de Lajeado, no dia 19 de agosto, às 17h, na Casa de Cultura. A coletânea de poemas se chama “Tons de tudo”.

Homenagens

Para Rosane Cardoso, ser a homenageada também é uma honra. “Durante toda a minha vida estive ligada aos livros, à escrita, à literatura. Com o passar do tempo, se tornou um modo de ganhar a vida. Ser professora e estar vinculada à formação de leitores é a minha história”, destaca.
Ao longo dos anos, produziu obras voltadas à literatura infantil e juvenil, literatura espanhola e hispano-americana e temas antirraciais. Hoje, organiza junto com a professora Rosiene Haetinger, da Univates, um livro sobre orientações de leitura para a escola.

https://grupoahora.net.br/conteudos/2023/07/07/feira-do-livro-define-patrono-e-homenageado/

 

Fonte: Jornal A Hora


BIOGRAFIA | COMPRAR | POESIAS | PROSA | MÚSICA | BIBLIOGRAFIA | VÍDEOS | MURAL | LINKS | CONTATOS
site da Rede Artistas Gaúchos